|

Conheça Santa Maria, RS: saiba o que o coração do Rio Grande do Sul tem a oferecer

Localizada no centro do estado do Rio Grande do Sul, não à toa que Santa Maria é reconhecida como o “coração” gaúcho. Com uma população de aproximadamente 300 mil habitantes, Santa Maria combina o charme de uma cidade universitária com uma rica herança cultural e uma vibrante vida noturna.

Apesar de ser a menor capital regional do estado, em termos de área e população, Santa Maria tem muito a oferecer aos visitantes.

História

Fundada oficialmente em 6 de abril de 1876, sua origem remonta a um acampamento militar inicialmente estabelecido em 1797 por uma comissão portuguesa e espanhola. Esse acampamento ficava na atual Praça Saldanha Marinho, onde foi erguida uma capela provisória dedicada à Nossa Senhora da Conceição.

Com o tempo, o local foi atraindo indígenas, tropeiros, comerciantes e imigrantes, que terminaram formando um povoado que se desenvolveu ao longo do século XIX.

Santa Maria também é conhecida por seus sítios paleontológicos, onde foram encontrados fósseis de dinossauros e outros animais pré-históricos.

Geografia de Santa Maria

Estando na região central do estado, a geografia de Santa Maria é marcada pela transição entre o Planalto da Bacia do Paraná e a Depressão Central. 

Com várias rochas vulcânicas presentes na região, elas terminam formando os morros e as escarpas da Serra Geral, além de terem criado a Ribeira de Maloás, que atrai desde cientistas até turistas que querem conhecer o geossítio.

Características topográficas

Essas particularidades fazem com que a cidade tenha um relevo de cuesta, onde colinas e montes têm um declive assimétrico.

A parte do Planalto da Bacia do Paraná tem uma altitude média de 150 metros, mas pode chegar a 509 metros no Morro do Cerrito, que é considerado o ponto mais alto do município, enquanto na Depressão Central, a altitude não ultrapassa os 100 metros, sendo um dos pontos mais baixos o do Rio Vacacaí, com 36 metros.

Fauna e flora regional

Influenciada pelos biomas da Mata Atlântica e Pampa, a fauna e flora de Santa Maria permitirá a você encontrar animais típicos desses biomas, como o lobo-guará, sabiá-laranjeira, entre outros.

Você também pode apreciar a vegetação nativa, como as araucárias, os pinheiros, as bromélias, entre outras. Santa Maria é uma cidade muito rica em biodiversidade e belezas naturais.

Clima

Com um clima subtropical, Santa Maria tem quatro estações bem definidas, onde o verão é bastante quente e chuvoso, podendo ultrapassar os 30°C, enquanto o inverno é mais frio e seco, podendo atingir a mínima média de 10°C.

Já a primavera e o outono são estações de transição, com temperaturas amenas e chuvas moderadas. O mês mais quente é janeiro, com média de 24°C, e o mais frio é julho, com média de 14°C, enquanto o mês onde a chuva é mais intensa é outubro, com média de 166 mm, e o mais seco é abril, com média de 103 mm.

Se você é um turista ou potencial morador, é importante saber que o clima de Santa Maria pode variar ao longo do ano, e que você precisará estar preparado para enfrentar as mudanças de temperatura e de umidade.

Educação

Escolas públicas e privadas seguem as diretrizes e os currículos estabelecidos pelo Ministério da Educação e pela Secretaria Estadual de Educação. Ambas instituições visam garantir o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes, além de promover a qualificação para o trabalho.

Educação básica

As crianças não ficam desamparadas em Santa Maria. Com as redes públicas e privadas, a cidade preza pelo bom ensino, sendo que no último censo escolar de 2022, pelo menos 63 mil crianças estavam matriculadas na educação básica. Com sua ampla rede de escolas, mais de 70 mil estudantes são atendidos diariamente. 

Além do sistema de educação básica, Santa Maria também tem instituições que oferecem ensino técnico e profissionalizante aos jovens estudantes do ensino médio ou até mesmo para os egressos da educação básica. Um grande motivo de orgulho para a cidade!

Ensino superior

Atualmente, existem pelo menos nove instituições de ensino superior na cidade, que oferecem cursos de graduação, pós-graduação, extensão e pesquisa nas mais variadas áreas do conhecimento.

Entre as instituições presentes em Santa Maria, podemos destacar a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), que foi a primeira universidade federal criada no interior do Brasil, e é considerada uma das melhores do país; Instituto Federal Farroupilha (IFFar), que oferece cursos técnicos, superiores e de pós-graduação em várias áreas do conhecimento; e a Universidade Franciscana (UFN), outra das mais antigas da cidade, fundada em 1954.

Cultura local

Com forte influência da colonização italiana, Santa Maria ficou conhecida como a “Cidade dos Festivais”, abrigando diversos eventos culturais, como o Festival de Inverno, Festival do Folclore, Festival de Música Popular Gaúcha e o Festival de Teatro.

A cidade também conta com vários museus, teatros, cinemas, bibliotecas, galerias e espaços culturais, onde tanto os moradores quanto os visitantes e turistas podem conhecer a história da cidade e conhecer outras atividades culturais.

Santa Maria tem uma forte tradição gaúcha que é bastante perceptível na culinária. Pratos regionais como o churrasco, arroz de carreteiro, entre outros, são servidos nos centros de cultura da cidade, onde os visitantes e turistas podem desfrutar de uma experiência gastronômica agradável.

Seja você um turista ou potencial morador, Santa Maria é uma cidade que oferece uma variedade de opções culturais, além de valorizar sua história, identidade e criatividade, convidando a todos a conhecerem e participar de sua cultura.

Patrimônio histórico

Alguns exemplos que representam a cultura e a história dessa bela cidade são:

  •  A Mancha Ferroviária: conjunto de edificações e estruturas relacionadas à antiga atividade ferroviária, que impulsionou o desenvolvimento econômico e social da cidade. Ela inclui a Gare da Estação, a Vila Belga, a Escola Manoel Ribas e outras construções adjacentes. A Mancha Ferroviária foi tombada como patrimônio nacional histórico em 2014;
  • O Theatro Treze de Maio: principal espaço cultural de Santa Maria e um dos mais tradicionais do Rio Grande do Sul. Inaugurado em 1890, esse teatro tem uma arquitetura de estilo neoclássico, projetada por Carlos Boldrin;
  • O Banco Nacional do Comércio: primeira unidade bancária de Santa Maria, fundada em 1918. O prédio foi construído com uma fachada de estilo eclético, projetada pelo arquiteto alemão Theodor Wiederspahn. O prédio ainda conserva a fachada original, mas foi modificado internamente pela Caixa Econômica Federal, que arrendou o imóvel em 1986;
  • O Arquivo Histórico Municipal de Santa Maria: órgão responsável pela preservação e divulgação da memória documental da cidade. Esse órgão possui um acervo incrível de documentos administrativos, iconográficos e bibliográficos, que datam desde 1868 até os dias atuais, além de ceder o espaço para a realização de exposições, palestras, cursos e pesquisas sobre a história local.

Esportes

A cidade nutre uma forte ligação com os esportes, mas principalmente com o futebol. Santa Maria conta com dois clubes profissionais: Esporte Clube Internacional e o Riograndense Futebol Clube, que disputam o Campeonato Gaúcho de Futebol e têm uma rivalidade histórica. O clássico entre os dois times é chamado de Rio-Nal e mobiliza a torcida local.

Além do futebol profissional, a cidade também tem uma grande participação no futebol amador, contando com vários campeonatos e torneios que são organizados por grupos esportivos, escolas, universidades e até empresas privadas.

Lazer

Santa Maria é uma cidade que oferece inúmeras opções de lazer, principalmente aquelas onde você terá contato direto com a natureza.

Desde atividades ao ar livre, como caminhadas, passeios de bicicleta, acampamentos, escaladas, pesca, canoagem, tirolesa e piqueniques com amigos ou familiares, você também tem à disposição um show de beleza natural da região, altamente influenciada pelos biomas da Mata Atlântica e Pampa.

Você pode encontrar paisagens variadas, como montanhas, vales, rios, lagos, cachoeiras, etc., e observar a flora e fauna nativas da região, ricas em biodiversidade e endemismo. Para quem gosta de aventura, com um toque de ecoturismo, Santa Maria é a cidade ideal para poder aproveitar de um bom momento de lazer.

Eventos                            

Como dito anteriormente, Santa Maria possui uma cultura bastante diversificada e vibrante. Conhecida como a “Cidade dos Festivais”, a cidade tem eventos culturais como:

  • Festival de Inverno: as edições sempre acontecem em julho, e tem apresentações de música, teatro, dança, literatura, cinema e artes visuais, em diversos espaços culturais da cidade. O objetivo maior desse festival é promover a cultura local e regional, valorizando os artistas e os grupos artísticos de Santa Maria e do Rio Grande do Sul;
  • Festival de Folclore: sempre realizado em agosto, o Festival do Folclore tem apresentações de grupos folclóricos nacionais e internacionais, que mostram as tradições, os costumes e as danças típicas de diferentes países e regiões;
  • Festival de Música Popular Gaúcha: esse evento acontece em setembro, e conta com apresentações de músicos e compositores que representam a música popular gaúcha, em suas diversas vertentes e estilos;
  • Festival de Teatro: outro grande evento de Santa Maria, ele acontece em outubro, e traz espetáculos teatrais de diferentes gêneros e linguagens, realizados por grupos profissionais e amadores de Santa Maria e de outras cidades, atraindo inúmeras pessoas do Brasil inteiro.

São também outras atrações de Santa Maria que você pode participar: Rodeio Crioulo, Semana Farroupilha, Encontro de Artes e Tradição Gaúcha e o Viva Natal.

Infraestrutura de transporte

Composta por diferentes modos, Santa Maria possui infraestrutura de transporte que garante a mobilidade de seus habitantes e turistas. Os sistemas rodoviários, ferroviários, aéreos e urbanos oferecem segurança e rapidez.

A cidade é cortada pelas rodovias federais BR-158 e BR-287, que fazem parte da Travessia Urbana de Santa Maria, uma obra do DNIT que visa duplicar e restaurar o trecho urbano dessas vias, melhorando a mobilidade e a segurança dos usuários.

Transporte urbano

Gerenciado pela Secretaria de Município de Mobilidade Urbana, que coordena o Sistema Integrado Municipal (SIM), o modelo de transporte público de Santa Maria integra as empresas concessionárias do transporte coletivo.

Transporte ferroviário

Operado pela empresa Rumo, a malha ferroviária é geralmente usada para o transporte de cargas, principalmente grãos e combustíveis.

A cidade conta com duas estações ferroviárias: a Estação Santa Maria, que é um patrimônio histórico e cultural, e a Estação Camobi, que é uma estação de transbordo.

Transporte aéreo

Realizado pelo Aeroporto de Santa Maria, o aeroporto possui uma pista de 2.700 metros de comprimento e capacidade para receber aeronaves de médio e grande porte.

Há voos regulares para Porto Alegre e São Paulo, além de voos fretados e militares.

Economia

Baseada nos setores de serviços, comércio, indústria e agropecuária, Santa Maria tem o Produto Interno Bruto equivalente a 1,6% do estado do Rio Grande do Sul e de 0,1% do país.

O setor de serviços foi o que mais contribuiu para o valor adicionado ao PIB da cidade, de acordo com os dados do IBGE. Além disso, o número de microempreendedores individuais também tem aumentado, sendo os principais segmentos que ganharam espaço o comércio varejista, serviços de beleza, alimentação e construção civil.

Setor industrial

Formado por várias empresas, o setor industrial de Santa Maria tem empresas que atuam em várias áreas, como cerâmica, metalurgia, mecânica, alimentação, refrigeração, móveis, etc.

De acordo com os dados do Econodata, as maiores empresas de Santa Maria são:

  • Kipper SA Indústrias Cerâmicas, com um faturamento de R$ 8,9 milhões;
  • Frigorífico Silva Indústria e Comércio Ltda, com um faturamento de R$ 802,9 milhões;
  • CVI Refrigerantes Ltda, com um faturamento de R$ 937 milhões;
  • Agrimec Agro Industrial e Mecânica Ltda, com um faturamento de R$ 320,9 milhões;
  • Moinho Santa Maria (Antoniazzi e Cia Ltda), com um faturamento de R$422,8 milhões.

O setor industrial de Santa Maria também conta com o apoio do Parque Industrial e Tecnológico de Santa Maria, uma área gerenciada pela Prefeitura que abriga 41 empresas e que, segundo a Revista News, dobrou o faturamento em 2021, chegando a R$2,4 bilhões.

Mercado imobiliário

Independente se na área urbana ou rural, Santa Maria oferece inúmeras opções de imóveis para compra, venda e aluguel.

A cidade tem vivenciado um crescimento em novos empreendimentos, oferecendo uma variedade de apartamentos para aluguel, especialmente para estudantes.

Com a recuperação econômica pós Covid, a cidade tem vivenciado um crescimento em novos empreendimentos, oferecendo uma variedade de apartamentos para aluguel, especialmente para estudantes.

Outros empreendimentos imobiliários como casas, loteamentos, condomínios fechados, entre outros, têm atraído desde investidores a famílias que buscam uma cidade mais calma e com infraestrutura.

Até 2021, os bairros mais valorizados enquanto casas à venda eram Nossa Senhora do Rosário, Nonoai e Camobi. Em 2020, o preço médio dos imóveis à venda era de R$512 mil. 

Além disso, Santa Maria também conta com várias imobiliárias que podem intermediar as negociações entre proprietários, compradores e locatários. A Buskaza, por exemplo, é o maior portal de transações imobiliárias na cidade, com mais de 11 mil imóveis à venda.

Saúde

Assim como na maioria das grandes cidades, Santa Maria possui um sistema de saúde composto por redes de serviços públicos e privados, que atendem às necessidades da população.

Além do Sistema Único de Saúde (SUS), responsável pela gestão, financiamento e regulação dos serviços de saúde no município, Santa Maria possui hospitais, clínicas e laboratórios particulares que oferecem atendimento complementar ou até mesmo alternativo ao SUS.

Entre os serviços de saúde gratuitos estão as mais de 30 UBSs, distribuídas pelas diferentes regiões da cidade; o Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM), o Hospital Casa de Saúde, o Hospital Regional de Santa Maria (HRSM) e o Hospital Psiquiátrico São Francisco de Assis.

Desafios e oportunidades

 Com forte vocação para a cultura, Santa Maria, conhecida como “Cidade Cultura”, preza pelas atividades artísticas, educacionais e até científicas. A cidade também é um importante pólo regional, abrangendo mais de 30 municípios vizinhos, com uma população estimada em mais de 600 mil pessoas.

São pontos fortes da cidade a educação, que conta com diversas instituições de ensino, que além de oferecer instrução básica, também oferecem cursos de graduação, pós-graduação e extensão e pesquisa em várias áreas do conhecimento.

A cultura, que é uma marca registrada da cidade, é bastante rica. Os moradores podem desfrutar de apresentações artísticas, envolvendo música, teatro, dança, cinema, entre outras expressões que são apoiadas por espaços culturais locais.

Como medida para superar os desafios, que toda cidade brasileira tem, Santa Maria tem apostado forte no empreendedorismo para gerar desenvolvimento.

As organizações governamentais e não-governamentais têm mantido projetos como incubadoras, aceleradoras, coworkings, entre outros recursos que estimulam a inovação e a transformação de ideias em negócios.

Por que morar em Santa Maria?

Para quem busca qualidade de vida, com cultura, educação e várias oportunidades, Santa Maria é uma excelente opção.

Entre os vários benefícios de se morar em Santa Maria, podemos destacar o custo de vida, que é mais baixo que em comparação às cidades da capital, permitindo um padrão de vida melhor para os moradores.

Gastos com alimentação, transporte, moradia e lazer são mais acessíveis e compatíveis com a renda média da população.

A cidade também é bem localizada, o que facilita o acesso a outras cidades e serviços que elas oferecem. Em Santa Maria, tudo é perto, já que a maior parte da cidade em si se concentra no bairro Centro, onde estão o comércio, os serviços, os espaços culturais, entre outras facilidades que os moradores precisam.

Santa Maria se renova constantemente, graças à presença de estudantes e militares que se mudam para a cidade atraídos pelas universidades e pela base militar. Essas pessoas trazem novas ideias, energias e experiências para a cidade, que se mantém jovem, dinâmica e diversa. A cidade também acolhe bem os novos moradores, pois as pessoas são hospitaleiras, simpáticas e solidárias.

Conclusão

Como você pôde ler, Santa Maria oferece inúmeros benefícios para quem quer uma cidade com infraestrutura e acesso à cultura e educação, além de oferecer boas oportunidades de trabalho e empreendedorismo.

A “Cidade dos Festivais” tem vários atrativos, sejam eles parte da biodiversidade local, bem como da rica cultura, onde a inovação e a criatividade se unem para fazer de Santa Maria uma cidade tranquila.

Com festivais culturais, eventos artísticos e uma tradição gaúcha marcante, Santa Maria oferece um estilo de vida diversificado, atendendo tanto aqueles que buscam um lugar culturalmente rico quanto aqueles que valorizam oportunidades profissionais e de negócios.

Aqui na Buskaza você encontra inúmeros imóveis em Santa Maria perfeitos para viver, trabalhar ou investir.

Seja você um entusiasta da cultura local, um empreendedor em busca de oportunidades ou alguém que simplesmente aprecia a qualidade de vida em uma cidade acolhedora, Santa Maria está de braços abertos para te receber!

Explore nossas opções de imóveis e descubra o que essa cidade encantadora tem a oferecer para você e sua família!

Similar Posts