|

Os Prós e Contras de Adquirir um Imóvel na Planta: Um Guia Detalhado

É possível que em algum momento você já tenha cogitado a decisão de adquirir um imóvel na planta e tenha se perguntado quais são as vantagens e desvantagens desse tipo de compra.

Geralmente, imóveis na planta têm taxas de juros menores em comparação aos já finalizados. No entanto, comprar um imóvel que nem saiu do papel pode ter riscos que não devem ser ignorados.

Por isso, para auxiliá-lo nessa decisão, a Buskaza trouxe para você uma análise sobre todas as vantagens e desvantagens de adquirir um imóvel na planta. Com essas informações, você poderá tomar a melhor decisão para o seu bolso e necessidades.

Vantagens de adquirir um imóvel na planta

Existem vários fatores que podem ser considerados como vantagens na hora de adquirir um imóvel na planta. Há quem pense no futuro e esteja considerando uma possível valorização da propriedade, como também existem pessoas que querem uma maior flexibilidade no parcelamento e prefiram imóveis com valores abaixo do mercado.

Para quem ainda não está convencido, elencamos outras vantagens que podem ajudar você na tomada de decisão.

Preços acessíveis

Para quem tem um orçamento mais enxuto, os preços dos imóveis na planta são mais acessíveis. Durante o período de pré-lançamento e lançamento das vendas, é possível negociar os preços iniciais, que serão reajustados conforme as obras vão avançando.

Ainda é possível dar uma entrada maior para que as parcelas futuras sejam menores. Assim, os juros irão incidir sobre um valor menor, o que pode representar uma economia mensal.

Negociação direta com a construtora

É possível negociar diretamente com a construtora descontos que podem variar de acordo com o andar ou até mesmo a vista das janelas.

Nesse caso, é estabelecido um determinado valor que precisa ser pago antes da entrega das chaves, e esse valor ainda pode ser dividido em parcelas, que podem ter incidência de reajuste de acordo com a tabela do INCC.

Após a entrega das chaves, o saldo deverá ser feito ao banco, caso você tenha contratado um financiamento imobiliário.

Imóvel novo e personalizado

Provavelmente, uma das maiores vantagens é a possibilidade de personalizar o imóvel de acordo com suas necessidades e gostos. É uma situação emocional que influencia diretamente aqueles que têm planos de morar no imóvel por um longo tempo.

Um apartamento “sem nada” pode receber mais janelas, armários embutidos e outros detalhes que você queira ou necessite. Fora isso, você ainda terá a possibilidade de adquirir equipamentos de última geração, que podem representar uma economia quanto ao consumo de energia e manutenção.

Infraestrutura moderna

Comprar um apartamento antigo pode representar custos com possíveis manutenções elétricas ou hidráulicas, bem como algumas reformas para deixar o ambiente de acordo com as suas necessidades.

Já um imóvel na planta traz a garantia de que a edificação terá uma infraestrutura mais moderna, tecnológica e até sustentável. Alguns empreendimentos têm investido na geração de energia solar, no reaproveitamento de água, na captação de água de chuva, entre outros fatores, que contribuem não só para a economia familiar, mas para a sociedade como um todo.

Valorização ao longo do tempo

Geralmente, apartamentos comprados na planta tendem a valorizar após o lançamento e ao longo dos anos. Na hora de vender, você pode pedir um valor maior que aquele que foi investido inicialmente.

Atrás dessa vantagem, investidores e famílias compram imóveis na planta pensando em alugar o apartamento ou até mesmo revendê-lo.

Fatores como localização, segurança, infraestrutura, estrutura do imóvel e do condomínio influenciam diretamente a nível econômico e na valorização do imóvel. Se você está pensando em adquirir um imóvel na planta, mas pensando já no futuro, considere esses fatores antes da tomada de decisão.

Desvantagens

Mas e as desvantagens? Listamos algumas delas que podem influenciar na sua tomada de decisão de adquirir um imóvel na planta.

Tempo de espera

Normalmente, os empreendimentos demoram de 36 a 42 meses para serem entregues, algo de três anos e meio para que você possa usufruir do seu imóvel.

O tempo é uma questão talvez subjetiva: enquanto para alguns é um tempo razoável, para outros é uma espera sem fim.

Atrasos na entrega da obra

Em um cenário ideal, esperar três anos e meio pode ser o ideal, mas devemos contar com os possíveis atrasos. Uma vez finalizado, a entrega das chaves ocorre em até 180 dias, o que pode atrasar alguns planejamentos de mudanças. Se você está comprando o imóvel com o intuito de capitalizá-lo, a demora pode significar uma perda financeira.

De acordo com a Lei do Distrato Imobiliário, no artigo 43-A consta que a construtora tem até 180 dias (seis meses) de tolerância para entregar o imóvel, mas é importante manter a calma e acompanhar o andamento das obras.

Antes de fechar o contrato, avalie o histórico de entregas e pesquise sobre a reputação da construtora em sites como o Reclame Aqui ou o Procon.

Localização

A maioria dos terrenos em centros e bairros próximos estão ocupados, o que pode dificultar encontrar um imóvel com boa localização. Com a falta, as construtoras foram avançando para bairros planejados ou mais distantes, o que pode ser um empecilho para quem quer facilidade de locomoção.

Alguns empreendimentos, visando maior conforto dos moradores, passaram a oferecer espaços que são destinados a lojas e conveniências, como se fossem um mini centro comercial dentro do condomínio, o que pode ser visto como uma vantagem para alguns moradores.

Despesas extras

Adquirir um imóvel na planta significa que ele virá com o básico. Para deixá-lo conforme suas necessidades, você precisará ter uma verba extra para arcar com acabamentos diferenciados, instalações modernas ou louças modernas.

Todos esses custos podem extrapolar o orçamento inicial se não tiverem sido planejados anteriormente.

Para evitar dores de cabeça, o recomendado é fazer um levantamento das otimizações que você deseja realizar no seu apartamento. Se possível, contrate um profissional capacitado para gerar uma nova planta com todos os móveis, acessórios, instalações elétricas e hidráulicas desejados.

Falência da construtora

Cenário extremo, mas que pode vir a acontecer. Para evitar ter essa dor de cabeça, avalie o histórico da construtora antes de fechar o contrato.

De ser uma construtora nova, verifique a regularização da empresa. Você pode ir ao Cartório de Registro de Imóveis e buscar pelo registro da construtora. Verifique também se a planta foi aprovada pela prefeitura da cidade onde você tem interesse em adquirir o imóvel.

Por fim, uma última dica é verificar se a construtora tem um banco financiador. Caso tenha, será mais fácil para a obra ser entregue.

Conclusão

Uma vez considerado todos os pontos, lembre-se sempre de buscar o máximo de informações da construtora antes de fechar o contrato. Se possível, visite outros imóveis e empreendimentos realizados pela empresa e busque informações com os moradores. Eles darão um panorama real da construção.

Além disso, é importante você guardar uma cópia do Memorial Descritivo do Imóvel. Nele constará o detalhamento de todos os materiais que serão usados no imóvel. Ao receber as chaves do seu apartamento, é só conferir e desfrutar do seu novo lar!

Similar Posts