Conheça Brasília e veja o que a capital tem a oferecer

Cheia de história, cultura e beleza natural, Brasília foi construída para ser a capital do Brasil. Ao contrário de outras capitais brasileiras, ela é conhecida pelo seu planejamento urbano e arquitetura modernista, que se diferencia, inclusive, de outras capitais mundiais.

Neste artigo, mostraremos os principais pontos turísticos que fazem Brasília ser um lugar único, principalmente para aqueles que estão buscando uma oportunidade de investimento.

História 

Brasília foi planejada e construída na década de 50, por iniciativa do então presidente Juscelino Kubitschek. A ideia era interiorizar o desenvolvimento e a integração nacional em uma cidade. 

O projeto urbanístico da capital foi criado por Lúcio Costa, enquanto os principais edifícios foram projetados por Oscar Niemeyer. Sua inauguração só ocorreria em 1960, quando Brasília substituiu o Rio de Janeiro como a sede do governo federal.

Atualmente, Brasília é considerada um marco da arquitetura e do urbanismo modernos, além de ter sido declarada como Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco em 1987. 

Desde então, a capital do Brasil vem se consolidando como um polo cultural, econômico e político, além de abrigar diversos órgãos e instituições públicas e privadas. 

Com uma população de aproximadamente 3 milhões de habitantes, Brasília é dividida em regiões, sendo o Plano Piloto o núcleo central da cidade, com um formato de avião. 

Geografia

Brasília está localizada no Planalto Central, uma região de relevo plano, com algumas leves ondulações. O ponto mais alto é o Pico do Roncador, com 1341 metros, localizado na Serra do Sobradinho.

O clima é predominantemente tropical, caracterizado por temperaturas elevadas e com estações bem definidas, sendo uma chuvosa, de outubro a abril, e uma mais seca, de maio a setembro.

Apesar de estar no Planalto Central, Brasília está localizada na bacia hidrográfica do Rio São Francisco, e também na bacia hidrográfica do rio Paraná. É possível encontrar vários lagos artificiais na capital federal, sendo os mais conhecidos o Lago Paranoá, o Lago do Torto e o Lago de Santa Maria.

A localização geográfica de Brasília favorece a função que a cidade passou a ter como capital federal. Isso trouxe maior visibilidade nacional e internacional, o que atraiu investimentos, negócios, turismo e até favoreceu a migração para a cidade.

O relevo de Brasília, relativamente plano e com leve ondulações, facilita o planejamento urbano e a construção civil, permitindo a criação de um traçado inovador, baseado no formato de um avião, e de monumentos que expressam a arquitetura e a arte modernas.

Referente à altitude de Brasília, entre 1000 e 1200 metros, ela influencia diretamente no clima da cidade, que é classificado como tropical de altitude. As temperaturas são amenas, há uma baixa umidade na maior parte do ano, mas as chuvas bem distribuídas, o que torna a cidade mais agradável e atrativa para se viver.

Fauna e flora regional

O Cerrado apresenta vários ecossistemas como florestas, savanas, campos e veredas que abrigam milhares de espécies de animais e plantas, muitas delas endêmicas, que são próprias da região.

Algumas das espécies de fauna que podem ser encontradas em Brasília são o lobo-guará, o tamanduá-bandeira, a jaguatirica, o sagui entre outras. Já as espécies nativas da flora são compostas por uma vegetação mais rasteira, com árvores de médio e pequeno porte. Algumas plantas nativas são o pequi, o buriti, o baru, o jatobá e outras.

Enquanto a flora, as plantas do Cerrado passaram por várias adaptações para sobreviver à seca, ao fogo e, inclusive, à baixa fertilidade do solo. Muitas plantas têm folhas grossas, raízes profundas e cascas mais grossas. O pequi, o ipê, o caju, o baru entre outras espécies são as mais representativas do Cerrado.

Clima

Caracterizado por temperaturas elevadas, Brasília tem o clima com estações bem definidas. É esperada a temporada de chuva que tende a ocorrer de outubro a abril, sendo uma temporada mais quente e úmida, enquanto a época mais seca é esperada entre maio e setembro, geralmente mais amena.

Educação

Composta por diferentes níveis e modalidades, a educação em Brasília atende a uma população aproximada de 3 milhões de habitantes. De acordo com os dados da Secretaria de Estado e Educação, atualmente 464.977 estudantes estão divididos entre educação infantil, ensino fundamental e médio, fazendo de Brasília uma das maiores redes públicas do país.

Brasília também é sede de algumas universidades de renome, como a Universidade de Brasília (UnB) e a Universidade Católica de Brasília (UCB). Essas instituições oferecem uma ampla gama de cursos de graduação e pós-graduação em diversas áreas do conhecimento.

Cultura local

Projetada por Lúcio Costa e Oscar Niemeyer, Brasília é considerada um marco da arquitetura moderna, além de ser Patrimônio Mundial da UNESCO.

A cultura de Brasília é marcada pela diversidade e pela criatividade, pois reúne pessoas de diferentes regiões, origens e estilos. A cidade possui uma rica produção artística, que se manifesta em diversas áreas, como música, teatro, dança, cinema, literatura, artes plásticas e artesanato. 

Brasília também é palco de eventos culturais, como festivais, feiras, exposições e shows, que atraem público de todo o país e do mundo. Alguns dos principais espaços culturais de Brasília são a Biblioteca Nacional, o Centro Cultural Banco do Brasil, o Centro de Convenções Ulysses Guimarães, o Memorial JK, o Espaço Cultural Renato Russo, o Centro Cultural 3 Poderes, entre outros.

Enquanto ao patrimônio histórico, muitos dos bens, móveis e imóveis são pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) ou pelo Governo do Distrito Federal, para garantir a sua preservação e proteção. 

Alguns dos principais monumentos históricos de Brasília são a Praça dos Três Poderes, o Congresso Nacional, o Palácio do Planalto, o Palácio da Alvorada, o Palácio Itamaraty, o Supremo Tribunal Federal, o Palácio da Justiça, a Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida, entre outros monumentos que compõem a riqueza histórica da capital.

Esportes

Existem muitas opções de esportes e lazer em Brasília. Para quem gosta de atividades físicas mais radicais, no Lago Paranoá é possível fazer esportes aquáticos como o stand up paddle, windsurf, kitesurf, jet ski, e outros mais clássicos, como o remo ou canoagem.

Além da natação, atividades como corrida, ciclismo, vôlei, futebol são praticados em diversos locais da capital, como parques, praças, pistas e campos, oferecendo opções para vários públicos.

Já para quem busca lazer, Brasília também oferece várias opções, que podem atender aos mais variados gostos e interesses. É possível aproveitar a natureza, conhecer a cultura local e até explorar a gastronomia, que mistura influências de diversas partes do país, e saborear pratos típicos, como a galinhada, o empadão goiano, o arroz com pequi, entre outros pratos, inclusive da gastronomia internacional.

Infraestrutura de transporte

A infraestrutura de transporte em Brasília é composta por diferentes modos e meios de deslocamento, que atendem às necessidades e demandas da população e dos visitantes da capital do Brasil. 

O transporte urbano em Brasília é baseado principalmente no transporte público coletivo, que inclui ônibus, metrô e veículo leve sobre trilhos (VLT), ainda em andamento. 

Uma das principais vantagens da capital é que a malha viária foi planejada, o que facilita o trânsito e a mobilidade dos moradores e turistas, mas, como na maioria das capitais brasileiras, Brasília também enfrenta problemas de congestionamento em horários de pico.

Já o Aeroporto Internacional de Brasília – Presidente Juscelino Kubitschek é o terceiro maior do país, conectando a capital a mais de 50 destinos no Brasil e no exterior. O aeroporto também funciona como centro de conexões para várias companhias aéreas, que utilizam Brasília como ponto de escala para vários voos domésticos e internacionais.

Economia

Brasília detém a terceira maior economia do país. Como capital federal, a cidade concentra a maior parte de suas atividades econômicas no setor público, empregando aproximadamente 40% da população economicamente ativa.

O setor de serviços também contribui para a manutenção da capital. Atividades como comunicação e informação são responsáveis por pelo menos 70% da atividade econômica da capital.

A economia criativa também tem despontado na capital federal. Mais de 20 mil pessoas trabalham nesse setor e são responsáveis por 1,5% do mercado local. Música, teatro, dança, moda, novas mídias, televisão, games e outras produções artísticas não só colaboram para o lazer e trazem eventos significativos para a capital, mas colaboram ativamente no crescimento do PIB.

Mercado imobiliário

O mercado imobiliário é um dos mais aquecidos e valorizados do país, apresentando um crescimento expressivo nos últimos anos. 

Dados do Sindicato da Indústria e Construção Civil do Distrito Federal mostraram um aumento de 36,5% nas vendas de imóveis no primeiro semestre de 2023. Já a Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança informou que no final de 2023, a capital teve a melhor valorização de imóveis do país, passando Salvador e Curitiba.

Alguns fatores que explicam esse desempenho positivo são explicados pela baixa taxa de juros, que tornou o crédito imobiliário mais acessível para os compradores. A escassez de terrenos também fez com que aumentasse a demanda e o valor dos imóveis existentes, o que pode significar uma oportunidade de investimento.

Entre as regiões mais valorizadas da cidade estão a Asa Sul e a Asa Norte no Plano Piloto, o Lago Sul, o Lago Norte, o Noroeste, o Sudoeste, o Park Way e o Águas Claras, que oferecem maior infraestrutura, serviços, lazer e mobilidade aos moradores.

Aqui na Buskaza você encontra mais de 2500 imóveis à venda, bem como excelentes ofertas de aluguel na capital federal.

Saúde

Assim como em outras capitais, Brasília possui atendimento composto pelo Sistema Único de Saúde e pelo setor privado, que oferecem serviços de atenção primária, secundária à população do Distrito Federal.

O SUS é responsável pelo atendimento da maioria da população, contando com uma rede de unidades básicas de saúde, hospitais e centros de especialidades, enquanto o setor privado é composto majoritariamente por operadoras de planos de saúde, clínicas, hospitais e outros estabelecimentos relacionados.

Oportunidades em Brasília

Para quem busca qualidade de vida, Brasília oferece diversas oportunidades de desenvolvimento profissional e cultural. A capital do país é uma cidade moderna e planejada, que se destaca em vários aspectos, como o econômico, por exemplo.

Além dele, existem oportunidades para quem queira trabalhar com educação, seja na rede pública ou particular, além das ofertas nos cursos de pós-graduação. Brasília detém vários centros de pesquisa, museus e espaços culturais que estimulam o conhecimento e a formação de estudantes, docentes e pesquisadores.

Por que morar em Brasília?

Morar em Brasília pode trazer vários benefícios para quem busca uma cidade moderna, planejada, cultural e com qualidade de vida. A capital é uma das mais seguras do país e conta com um efetivo policial preparado e equipado, além de ter um sistema de monitoramento por câmeras em vários pontos da cidade.

Brasília tem uma infraestrutura de alto padrão, com serviços públicos e privados de qualidade, como saúde, educação, transporte, comércio, lazer, entre outros. A cidade também tem uma malha viária bem projetada, que facilita o trânsito e a mobilidade.

A capital do país é rica em cultura e reúne pessoas de diversas origens, estilos e expressões artísticas. É impossível ficar entediado na capital, que conta com uma vasta agenda cultural com eventos, festivais, museus, e outros atrativos.

Além disso, Brasília é uma cidade que oferece muitas oportunidades de trabalho, estudo, negócios e empreendedorismo. Por ser a capital do país, a cidade concentra as atividades do setor público, que emprega muitas pessoas. O mercado se equipara às demais capitais brasileiras, oferecendo oportunidades em áreas como serviços, indústria, comércio, tecnologia, inovação e economia criativa.

Conclusão

Além de ser uma joia arquitetônica, repleta de monumentos icônicos e obras primas do urbanismo moderno, Brasília surpreende a todos com uma vida cultural rica e pelas infinitas opções de diversão.

Seja pelos passeios ao ar livre no Parque da Cidade ou pela agitação noturna; pela apreciação das obras de Oscar Niemeyer ou pelo descanso em hotéis-fazenda, Brasília conquista a todos que a visitam.

A capital, apesar de ser jovem, é cheia de encantos, além de ser uma excelente opção para quem busca ampliar seus investimentos. A cidade possui um ambiente de negócios promissor, com diversos setores em franca expansão. Desde imóveis, passando pelo agronegócio, até a tecnologia são as oportunidades encontradas em Brasília.

Conte com a Buskaza para encontrar o melhor investimento para você e sua família e desfrute da qualidade de vida que a capital oferece. Seja para morar, empreender ou investir, Brasília com certeza oferece um cenário promissor e que atendem a diferentes perfis e necessidades.

Similar Posts